Grupos de Educação Terapêutica

EmLaços

.

Esta proposta de trabalho surgiu da aproximação da Clínica EmLaços com a Clínica Lugar de Vida, que inicialmente aconteceu através da formação em  Educação Terapêutica oferecida pela equipe do Lugar de Vida. 

A formação em Educação Terapêutica tem como proposta teórico-clínica o atendimento psicanalítico e educacional integrados, partindo da compreensão da importância do efeito sujeito que pode comparecer em diferentes lugares sociais. Neste sentido, nos propomos a seguir o referencial da Educação Terapêutica para oferecer um conjunto de práticas interdisciplinares de tratamento baseadas na psicanálise.

A direção do tratamento fundamenta-se em duas direções: o tratamento psicanalítico na instituição, ou seja, na clínica interdisciplinar; e a inclusão escolar e seus efeitos terapêuticos. 

As principais questões que orientam a indicação para o grupo terapêutico são: presença de impasses e entraves no Laço com os outros semelhantes; dificuldades na relação com Outro, na relação com a linguagem e função paterna.

O tratamento proposto no grupo terapêutico tem como eixos orientadores: o grupo como lugar discursivo e como terceiro que permite que a criança experimente posições discursivas diversas; promove laço social – modos de enlace ao outro na construção dialética Eu-outro/Outro (posição subjetiva); a lógica de funcionamento do grupo respeita e dá lugar ao sujeito (efeito sujeito); abre-se espaço ao não saber sobre a criança que permite com que ela não seja recoberta, mas sim descoberta.

Fale Conosco!